A partir do projeto de apadrinhamento infantil, notou-se a necessidade que as crianças enfrentavam num ambiente escolar devido a uma alfabetização precária. O olhar apurado de uma madrinha detectou que uma criança no quarto ano do Ensino Fundamental ainda não sabia ler nem escrever. Com campanhas e apoio do apadrinhamento no ano de 2021, abrimos as primeiras turmas de reforço do Pará Solidário que passou a funcionar em nossa sede do Aurá.
Nossas turmas, além de assistidas pelas educadoras, recebem refeições diárias balanceadas por nutricionista e executadas por uma merendeira.
No ano de 2021, foram 20 crianças alfabetizadas terminando a disfunção idade-série. No ano de 2022 e 2023 após aulas de reforço, conseguimos encaminhar essas crianças para estudar em uma escola particular no entorno da comunidade, através do apoio financeiro de madrinhas e padrinhos.
A escola de reforço hoje conta com uma turma de Educação Infantil com 40 crianças e a particular com 26 alunos regulares.
Para esse projeto, o Pará solidário conta com apoio de madrinhas e padrinhos específicos para custear as bolsas de estudo, a merenda escolar e os salários de professoras e merendeira.
Há uma grande necessidade de apoio com equipe multidiciplinar, voluntários e apoio financeiro.